Confira algumas vantagens da telha de fibrocimento, o modelo mais vendido no Brasil! Saiba analisar se o uso desse material condiz com suas necessidades.
Pode ser que você já tenha ouvido falar da famosa telha de fibrocimento a partir de seus outros nomes: Brasilit ou Eternit. Antigamente, essas telhas eram associadas ao amianto (material que fazia parte da composição das telhas), mas desde novembro de 2017, com a proibição do composto, surgiram novas alternativas e modelos de fibrocimento à base de outros materiais.
Se você vai começar uma obra, – seja para construir ou reformar – vale a pena dar uma olhada nas características dessa telha, considerada a número 1 em compras no país!
Veja mais a seguir.
Telhado de fibrocimento: como surgiu?
Depois da proibição do amianto em mais de 50 países – no Brasil, o uso para a fabricação produtos a base do composto foi proibido em 2017 – por seu alto risco à saúde, o fibrocimento virou a principal opção para quem quer gastar pouco.
A aspiração ou ingestão da fibra de amianto, como no caso de trabalhadores da indústria do ramo ou de mineradoras, que estão expostos a concentrações mais altas em um período longo de tempo, pode desenvolver asbestose (as fibras de amianto se adentram no pulmão e não saem mais, causando algumas feridas).
Contudo, mesmo que caixas d’água e telhados antigos ainda tenham em sua composição fibras de amianto, muitas casas ainda não foram reformadas! A seguir falaremos sobre a substituição adequada desses materiais. Continue a leitura e aprenda.
Meu telhado é a base de amianto, o que devo fazer?
Se esse é o seu caso, saiba que você não deve remover o material sozinho e sem os devidos cuidados!
O mais recomendável e seguro é solicitar o auxílio de profissionais que saibam fazer a retirada e o descarte adequado, uma vez que o amianto não é reciclável por se tratar de um material altamente resistente a efeitos corrosivos, tempo e temperatura.
Busque uma composição de fibrocimento alternativa. Na fabricação de telhas, o amianto crisotila já foi completamente substituído por misturas de celulose e fibras sintéticas, como o PVA e o PP (polipropileno).
Quais as vantagens da telha de fibrocimento sem amianto?
Além de mais barato dos que as outras opções no mercado (cerâmica, concreto, galvanizadas, etc.), o material também é mais resistente e leve, o que significa um gasto menor com reforço de estrutura.
Ao mesmo tempo, suas dimensões são maiores e, dessa forma, faz-se necessário menos telhas para cobrir uma casa. Sua instalação se torna mais prática, assim como sua limpeza e manutenção – essa telha possui poucas reentrâncias.
Outras vantagens da telha de fibrocimento sem amianto são:
– Proporcionam um excelente isolamento térmico;
– Podem ser pintadas com tinta acrílica: seguindo as recomendações, elas podem ser pintadas mais de uma vez, sem perderem a qualidade;
– São resistentes a atmosferas agressivas e à corrosão por efeito do tempo;
– Têm um alto desempenho acústico;
– Podem ser instaladas em cobertura de pouca inclinação;
– Baixo custo.
Tipos de telha de fibrocimento
Existem diversos modelos de telhas de fibrocimento, que variam em tamanho e espessura, e podem se integrar muito bem a projetos residenciais, comerciais e industriais. Escolha aquele que melhor se adeque ao seu projeto, seja em termos estruturais ou estéticos.
1. Telha de fibrocimento ondulada
Contendo CRFS (Cimento reforçado com fibra sintética), as telhas de fibrocimento onduladas são resistentes e duráveis, já que contém cimento reforçado com fibra sintética (CRFS) em sua composição. Além disso, ela oferece maior rapidez em sua montagem e fixação, pois exigem uma estrutura simplificada de apoio.
Ela é versátil e pode ser aplicada em praticamente todos os tipos de coberturas, sendo mais indicada para a cobertura de galpões de porte médio e pequeno. Em telhados embutidos, nos quais as telhas exercem um papel essencialmente funcional, as telhas onduladas são excelentes alternativas!
2. Telha de fibrocimento tropical
Essas telhas são uma vertente da telha ondulada, da marca Eternit. Dessa forma, possuem alta resistência estrutural. Ao mesmo tempo, são leves e práticas para o manuseio, o que torna seu apoio extremamente econômico. São altamente recomendadas para coberturas comerciais e depósitos e edificações rurais de pequeno porte. Associadas a um ótimo custo-benefício.
3. Telha de fibrocimento estrutural Kalheta
Com linhas suaves e design arrojado, a telha estrutural Kalheta, da Brasilit, tem grande versatilidade e pode ser usada tanto em projetos residências quanto nos industriais. O produto sempre adicionará muito estilo ao projeto e é uma ótima aposta para os amantes do estilo industrial.
4. Telha de fibrocimento colonial
A versão colonial, também da Brasilit, se destaca pela capacidade de aliar estética, praticidade e economia em um único produto. Ela consegue cobrir vãos maiores no telhado e tem encaixes perfeitos, evitando vazamentos e a entrada de resíduos pelo telhado. Seu processo de instalação demanda menos madeiramento na estrutura, gerando uma economia de até 25%. Como o próprio nome já indica, seu uso é perfeito para o estilo colonial, no qual os telhados têm cobertura exposta e telhas configuradas em meia água, duas águas, três águas, etc.
Limpeza e manutenção das telhas de fibrocimento
Os cuidados com a limpeza das telhas de fibrocimento irão prolongar a vida útil delas e do madeiramento utilizado na estrutura do telhado – especialmente em caso de surgimento de limo, que deixa a telha frágil e instável.
Para a limpeza das telhas, use cerca de 2 litros de água sanitária para cada 10 litros de água e nunca faça uso de escovas ou palhas de aço!
Telhas de fibrocimento costumam ser mais duráveis, mas, como qualquer outro tipo de material – especialmente os de uso externo – podem vir a se deteriorar com o tempo. Saiba o que fazer em cada caso:
Furos e trincas
Ainda não existe no mercado um produto capaz de recuperar o fibrocimento fisicamente danificado. Diante disso, este problema deve ser resolvido com a troca das telhas.
Ao realizar a instalação, certifique-se que o vão livre esteja correto e que não haja aperto excessivo da fixação ou falta corte de canto. Geralmente, essas são as causas mais comuns de furos e trincos nas telhas de fibrocimento.
Cada tipo de telha exige um procedimento de instalação e fixação diferente, então sempre consulte o catálogo do fabricante!
Umidade ou gotejamento
Quanto a umidificação da telha ou gotejamento, o ideal é fazer uso de tintas impermeabilizantes de base acrílica. Desta forma, evitará a absorção de água e aumentará a vida útil da telha. Priorize as cores claras para diminuir a absorção de calor e lembre-se de pintar a face externa e interna.
E aí, gostou de aprender mais sobre as telhas de fibrocimento? Não é a toa que essa telha é a mais vendida e usada nas construções brasileiras, certo?
Fonte: Google