As placas cimentícias são cada vez mais procuradas na área de construção civil. Apesar de ainda não ser tão conhecida da população em geral, esse item é de fundamental importância para uma obra. Isso porque essa estrutura tem diversas aplicações, como ser um dos elementos de fechamento de paredes estruturais, ajudar a fixar as paredes de vedação e as fachadas, além de poder ser usado tanto em ambientes internos, como externos. Além disso, a placa cimentícia é impermeabilizada, o que garante uma alta durabilidade, mesmo em ambientes úmidos e de alta incidência de chuva.
Outra vantagem dessa estrutura é que com a placa cimentícia é possível diminuir o tempo de uma reforma ou construção em até 5x. Por fim, essas estruturas têm uma rápida montagem e oferecem praticidade, conforto e resistência para quem as utilizarem. Por todas essas razões, é importante conhecer como fazer a instalação de placa cimentícia. Assim, não será obrigatório contratar um profissional, o que garante a economia nessa compra. Para quem tiver interesse no assunto, basta ler esse texto até o final para se inteirar sobre o passo a passo de como instalar sozinho uma placa cimentícia.
Passo 1
Antes de começar a instalar uma placa cimentícia, é necessário medir todo o tamanho do ambiente no qual ela vai ser aplicada, para assim ter a dimensão do material a ser utilizado.
Passo 2
É importante ressaltar que a placa cimentícia deve sempre ser aplicada a uma distancia de pelo menos um cm do chão. Caso contrário, ela pode prejudicar a estrutura do cômodo.
Passo 3
Depois de medir a distância que a placa fica do chão, é o momento de posicionar ela sobre a estrutura a ser revestida.
Passo 4
Depois das placas já estarem posicionadas, é necessário fazer as marcações dos pontos que receberão os parafusos.
Passo 5
Depois de ter marcado os pontos, basta concretizar o parafusamento da placa nos demais pontos da estrutura. É importante sempre se lembrar das distâncias adequadas para realizar esse parafusamento, de 12 mm da borda e de 30 cm entre cada ponto a ser parafusado.
Passo 6
Após terminar de parafusar todas as placas, é preciso tratar as juntas. Para isso e com o auxílio de uma espátula, retire a sujeira grossa da região das bordas, para que elas fiquem livres e permitam a aplicação de primer.
Passo 7
Depois de tratar da junta, chegou a hora de colocar a massa cimentícia em sua placa. Para isso, é necessário homogeneizar a massa cimentícia para junta com um misturador ou com a espátula.
Passo 8
Aplicar a primeira camada de massa para junta na área do rebaixo da placa, preenchendo o espaço em 8 cm aproximadamente. Pronto, executados esses 8 passos, a instalação de placa cimentícia estará pronta.
Fonte: Terra