Em todos os setores, trabalhar constantemente na excelência e eficiência é a meta, tanto para obter melhores resultados, como satisfazer as expectativas dos clientes cada vez mais. Por isso a importância da qualidade na construção civil é muito grande, principalmente por causa da complexidade dos projetos.

Preocupar-se com a qualidade nessa área, que está em constante crescimento, vai além dos números. Uma empresa organizada e que preza pela melhoria constante também toma melhores decisões e cria uma cadeia de benefícios dentro e fora do ambiente de trabalho.

Desde o setor de projetos, até mesmo quem atua construindo diretamente, todos acabam por ser beneficiados e tendo maior reconhecimento, entre outros benefícios, que os motivam e engajam.

Entenda neste post qual a importância da qualidade na construção civil e como isso impacta muito mais que apenas as obras ou os clientes. Continue a leitura.

Qual é a importância da qualidade na construção civil?

Entenda na prática como é grande a importância da qualidade na construção civil e em quantos setores ela pode fazer toda a diferença.

Materiais

Para evitar problemas e qualquer imprevisto com a obra em si, inspecionar os materiais e certificar-se de que estão na quantidade certa e sem nenhum tipo de avaria é essencial para que tudo ocorra nas datas estipuladas e mantenha os clientes confiantes, já que muitos compram apartamentos na planta, por exemplo.

Segurança de colaboradores

A importância da qualidade na construção civil é tão grande, que chega a afetar um setor tão impactante como a segurança dos colaboradores.

Isso porque o setor de qualidade garante que todos os envolvidos na obra terão acesso aos equipamentos de proteção individual (EPI), assim como trabalharão apenas com ferramentas em bom estado e em ambientes salubres, com estruturas seguras e todo amparo caso algum acidente aconteça.

Padronização

A gestão de qualidade na construção civil também permite que os processos da empresa e nas construções sigam padrões, que por sua vez diminuam atrasos, riscos, erros e, consequentemente, aumenta a satisfação do cliente tanto durante a edificação como na entrega das chaves, por exemplo.

A padronização também é essencial para que as autoridades do setor avaliem a obra e não encontrem problemas em nenhum lugar, o que significa que o andamento está correto e dentro das normas nacionais e mundiais, como ASTM e ABNT.

Como controlar a qualidade da obra?

Para garantir a qualidade da obra, é preciso que o empreendimento selecione pessoas que tenham grande experiência e entendam exatamente sobre as fases e padrões dos projetos, para que possam avaliar como está o andamento, e se tanto as regras internas como as leis estão sendo seguidas corretamente.

Os gestores das equipes podem criar checklists e analisar cada etapa de acordo com o que foi prometido aos clientes e com a realidade atual.

O setor de controle de qualidade deve se atentar aos materiais, prazos, EPIs, problemas operacionais, assim como ter controle total de tudo que acontece no ambiente de construção e dentro da organização.

É nesse momento que se percebe na prática a importância da qualidade na construção civil, já que até mesmo pequenos detalhes, como a falta de um capacete em um colaborador, podem colocar um projeto inteiro em apuros.

Fonte: coutoengenharia.com.br