Faça um cronograma da sua obra
Antes de mais nada, peça a ajuda de um profissional para fazer uma estimativa da duração dos trabalhos. Isso porque, com o planejamento da obra, você otimiza resultados e evita surpresas desagradáveis.
Com o cronograma da obra em mãos, será possível comprar os materiais no momento certo. Itens como o cimento e a argamassa, por exemplo, têm prazo de validade curto. Logo, devem ser adquiridos o mais próximo possível do início dos trabalhos.
Já outros materiais, como pisos e revestimentos, saem bem mais baratos quando comprados em quantidade. Assim, se você tiver como armazená-los apropriadamente, pode valer muito a pena adquiri-los todos de uma vez.
Crie uma lista com todos os materiais necessários
Depois que você já tiver o cronograma, confira com o profissional quais serão os materiais usados na obra. Além da areia e do cimento, você também vai precisar de tijolos e blocos, do material hidráulico, dos dispositivos elétricos, de vigotas, lajotas e malhas de aço para as lajes e de todo o material para acabamento, como gesso, tintas e acessórios.
Feito isso, você vai precisar calcular a quantidade desses materiais para evitar compras exageradas que gerem desperdícios com sobras. Caso você não saiba como fazer isso, use calculadoras de materiais de construção.
Use serviços de orçamento para comparar os preços
Uma maneira infalível de simplificar a pesquisa por materiais de construção é utilizar ferramentas on-line.
Atente às formas de pagamento
Escolhida a loja na qual você efetuará as compras, não deixe de prestar atenção às formas de pagamento: confira as taxas de juros aplicadas, se há desconto no pagamento à vista, se o frete é muito caro. Muitas vezes, dependendo do volume, a entrega pode até sair de graça.
Outra opção muito interessante é procurar linhas de crédito específicas, como o Construcard da Caixa. A vantagem desse financiamento é que ele dá até 240 meses para pagar, com juros especiais. Porém, a loja na qual você comprará o material precisa ser credenciada pelo banco.
Viu só como dá para simplificar a pesquisa por materiais de construção e economizar um bom dinheiro?
Fonte: construindocasas.com.br