Olá! E como o prometido no artigo passado, hoje vamos falar um pouquinho sobre o Steel Frame e sobre o Wood Frame.
Claro que a maioria dos engenheiros, arquitetos, construtores sabem exatamente do que se trata, mas não podemos generalizar, pois sempre tem gente nova no mercado e é sempre bom relembrar 😊
Vamos lá, acompanhe!
Steel Frame e Wood Frame – sistemas inteligentes
Primeiramente, é certo que, os sistemas Steel Frame e Wood Frame, são sistemas construtivos inteligentes. Comparados ao sistema de alvenaria, o Steel Frame e Wood Frame tem suas vantagens e estão cada vez mais ganhando espaço e não só em projetos populares, mas em projetos de alto padrão.
A sustentabilidade é um conceito que também tem ganho cada vez mais espaço na sociedade e as inovações tecnológicas precisam acompanhar o mercado, as obras de engenharia e a construção civil.
É neste sentido que os sistemas Steel Frame e Wood Frame são inovações que se adaptam perfeitamente como sistemas de construções sustentáveis, reduzindo grandemente o tempo de construção e utilizando materiais recicláveis, renováveis ou reutilizáveis.
Ainda mais, além de serem muito utilizados em países desenvolvidos e estarem em plena expansão por aqui, os sistemas Steel Frame e Wood Frame ainda permitem ousadia e versatilidade para arquitetos.
Um pouco mais sobre os sistemas Steel Frame e Wood Frame
Bem, agora que já relembramos um pouco sobre a importância de inovações tecnológicas que sejam sustentáveis e vimos como o Steel Frame e o Wood Frame se encaixam são sistemas inovadores e que se encaixam perfeitamente ao mundo todo, vamos a cada um deles.
Steel Frame
Entre os sistemas Steel Frame e Wood Frame, vamos iniciar falando do Steel Frame.
No sistema construtivo Steel Frame, usa-se perfis estruturais de aço galvanizado na construção – material que nunca perde a utilidade, pois é totalmente reciclado – pouca água e a geração de resíduos é consideravelmente baixa.
Depois que as estruturas estão montadas é preciso fechá-las. Para isso, pode-se optar por placas de madeira, placas cimentícias, gesso acartonado, revestimento cerâmico, etc. As opções podem variar conforme o que seu cliente quiser.
Logo, é sempre importantíssimo confiar na qualidade do material utilizado. E você já sabe: qualquer um dos materiais citados acima, você encontra fácil aqui com a gente, na DeVille. Aqui a qualidade das marcas é garantida e você tem tudo fácil em um só lugar!
Os perfis de aços para esse sistema são moldados a frio. E caso você tenha curiosidade ou precise saber sobre as normas e especificações, é bom consultar a NBR 15253 (ABNT, 2014) e outras normas complementares.
Wood Frame
Entre os sistemas Steel Frame e Wood Frame, o Wood Frame é provavelmente o sistema construtivo inteligente mais limpo e sustentável. Sua principal matéria prima tem origem na madeira de refloresta.
Além de serem previamente fabricadas – o que dá uma eficiência maior quanto ao tempo de construção, a obra é limpa, quase sem entulhos, quase sem utilização de água e uma vantagem a mais é o fato do controle de gastos logo durante o projeto da obra.
No sistema Wood Frame, a estrutura é feita com madeira maciça e as paredes feitas em camadas, que podem ser, por exemplo, placas de OSB, mais placas cimentícias, mais gesso. Elas ainda podem ser preenchidas com mantas de vidro ou de lã, para dar mais conforto acústico e térmico.
Por se tratar de madeira, é sempre bom ter um cuidado a mais com o quesito água, então é recomendado que se aplique uma membrana hidrófuga, que vai evitar a umidade externa e permitir a evaporação interna de umidade.
Enfim, o Steel Frame e Wood Frame são sistemas construtivos inteligentes, limpos e sustentáveis. Escolher entre um deles pode não ser tão simples, é bom contar com a avaliação de um profissional especializado e sempre com matérias e produtos de qualidade.
E por falar em materiais e produtos, dá uma olhadinha em nosso site e encontre tudo o que há de melhor para sua empresa executar aquela obra e construir com perfeição.
Espero que tenha gostado do artigo. Logo voltamos com mais!
DeVille Representações – Somos a ligação direta entre as indústrias e os clientes.